terça-feira, 8 de setembro de 2009

Panfleto com erro no Hino Nacional é distribuído em Diadema

Guilherme Russo - A Prefeitura de Diadema distribuiu aos cerca de 2.000 espectadores do desfile cívico um panfleto que continha três erros de português no Hino Nacional, na manhã de ontem (veja arte ao lado).

Logo no primeiro verso, o famoso "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas" foi grafado com erro de crase, que muda completamente o sentido da frase.
Os dois outros erros de português publicados pela Prefeitura de Diadema são similares e ocorreram na mesma estrofe. No verso "Teus risonhos lindos campos têm mais flores", da segunda parte do Hino, o verbo "ter'' foi escrito no singular, sem o acento circunflexo. Porém, a frase está no plural. No verso que segue, "Nossos bosques têm mais vida", outra vez o verbo "ter'' aparece no singular.

A administração municipal informou que cerca de 5.000 panfletos com os erros foram impressos para o evento. Mas garantiu que, para o desfile do ano que vem, as falhas serão corrigidas. Em entrevista ao Diário, o prefeito Mário Reali (PT) ressaltou a importância do pleno entendimento do Hino.
A professora de Português Maria de Lourdes de Melo, 52 anos, acha que "antes de mandar imprimir (o Hino) tem de haver correção". "A criança que lê vai pensar que está correto. É necessária uma equipe mais atenta", concluiu.
"É muito ruim isso. Desse jeito as pessoas não vão aprender nunca", opinou a estudante da 7ª série do Ensino Fundamental Kauyta de Paula Fernandez, admitindo que não conhece toda a letra do Hino Nacional.

No verso do Hino Nacional, estava impresso o Hino de Diadema. O apresentador do evento lembrou que a canção é pouco conhecida. Com a impressão em punho, Reali tentou acompanhar a música quase desconhecida.

(DGABC - 8/09/2009)

Nenhum comentário: