terça-feira, 24 de novembro de 2009

COP 15, Obama e alternativas para o Brasil

O presidente Barack Obama ainda não confirmou a ida a Copenhague em dezembro.

Há duas semanas da reunião da ONU sobre o clima, estudos mostram a gravidade da situação climática do planeta e aumentam a pressão para que os líderes mundiais cheguem a um acordo para limitar a emissão de gases estufa.

Segundo a Universidade do Texas, o degelo chegou à Antártida Oriental nos últimos três anos. Já a WWF afirmou que os países industrializados têm que reduzir 40% das emissões de carbono até 2020.

O presidente Obama tem uma de suas mais duras missões como político e notório homem público que és. Enfrentar os interesses econômicos das petrolíferas e seus lobistas, e colocar novamente os Estados Unidos no rumo do desenvolvimento verde. Acredito que vai fazer isso, ele é um progressista moderno, logo gostando ou não os republicanos deverão entender que não é apenas uma questão de disputa pelo poder, político e econômico. É uma necessidade mundial pela vida sustentável do planeta. O capitalismo precisa ser remodelado.

Há oito anos atrás já participava de eventos e debates promovidos por empresas e instituições como o Boticário, WWF e Embrapa. Já discutíamos o papel que nosso país tem a enfrentar e o expertise acumulado nas tecnologias agrícolas, poderíamos agora começar a reinvestir no PROINFA e principalmente em políticas de energia solar nas residências de todo o território nacional, o ano passado visitei o Rio Grande do Norte num Congresso de Comunicação e pude verificar a incidência e a força permanente dos ventos litorâneos nas praias natalenses . O mais incrível é saber que existem casas em Natal que não possuem energia elétrica e sequer saneamento básico...

Existem diversos projetos brasileiros para melhorar a tecnologia de captação cinética e solar interessantes como esse aero gerador de eixo duplo de um inventor natalense que procura auxilio para investir no seu invento:


Com maior capacidade de geração de energia a potência dobrada do gerador com uma mesma estruturação de torre, agregando um cabeçote desenvolvido para receber a instalação de dois geradores com dois conjuntos de pás. A disposição construtiva dispensa a instalação de mecanismos especiais para direcionar a incidência dos ventos nas pás, como sistemas eletrônicos e engrenagens, o que reduz o custos do equipamento. As pás dianteiras giram em sentido contrário ao conjunto de pás instalado na parte posterior do equipamento.
Parcerias para desenvolver este projeto em escala industrial:
Contatos 55 (85) 8853-2463 Luis Gomes


Nenhum comentário: