quinta-feira, 25 de março de 2010

MinC seleciona 9 revistas para ampliar difusão e estimular suas leituras

O Ministério da Cultura divulgou nesta quinta-feira, 25 de março, a lista dos selecionados no Edital de Periódicos de Conteúdo Mais Cultura para Bibliotecas Públicas Municipais, Pontos de Cultura e Pontos de Leitura, instituído no âmbito do Programa Mais Cultura. Foram selecionadas nove publicações a serem apoiadas pelo Ministério da Cultura: Brasileiros, Cult, Viração, Rolling Stone, Raça Brasil, Piauí, Carta na Escola, Jornal Rascunho e Fórum – Outro Mundo em Debate.

O objetivo da ação é popularizar materiais de leitura, estimular o hábito da leitura e despertar o pensamento crítico, disponibilizando a populações urbanas e rurais de baixa renda publicações com conteúdos diversificados e de qualidade. “Esperamos, com esta iniciativa, dar acesso aos mais diversos conteúdos culturais a populações variadas”, afirma Fabiano dos Santos Piúba, diretor de Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura.

Serão adquiridas sete mil assinaturas por periódico, com investimento total de R$ 4,1 milhões. As publicações serão distribuídas para bibliotecas públicas, Pontos de Leitura, Pontos de Cultura e outros equipamentos e espaços culturais.

Participaram do edital pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, que têm como área fim a publicação de impressos distribuídos em território brasileiro, com um mínimo de 35% do conteúdo direcionado para cultura e artes. Os selecionados disponibilizarão todo o conteúdo da edição impressa na Internet no mesmo dia em que a edição é enviada aos assinantes.

O Ponto de Leitura do Sarau do Povo passará a contar e disponibilizar essas publicações em seu acervo permanente.

Nenhum comentário: