segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Europa propõe tratado global para web

O Conselho da Europa apresentou uma proposta de tratado global na internet na semana passada, durante o Internet Governance Forum na Lituânia.

Grosso modo, o acordo contemplaria legislações que instiuiríam modelos e padrões abertos e neutralidade na internet --além de proteção quanto a possíveis interferências políticas.
Foram, de acordo com o jornal britânico "The Telegraph", 12 "princípios de administração da internet" --o que inclui um compromisso dos países para sustentar fundações tecnológicas que garantam a infraestrutura da internet.

O diário inglês afirma ainda que a legislação se assemelha ao Tratado do Espaço, que foi assinado em 1967, e cuja determinação é a de que a exploração espacial seja benéfica para todas as nações, garantindo "acesso livre a todas as áreas de corpos celestiais".

Se aprovada, a nova lei propõe também a cooperação entre países, a fim de identificar vulnerabilidades de segurança que protejam redes de possíveis ciberataques e ciberterrorismo.

A ideia também é garantir a liberdade de expressão e os princípios de neutralidade na rede, para garantir que todo o tráfego de internet seja tratado igualmente em toda a rede.
O Conselho da Europa aglutina 47 Estados-membros, e é responsável pela promoção e legislação de direitos humanos na Europa.

Nenhum comentário: