segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Curso sobre gêneros cinematográficos

Curso com Francisco Conte
Parceria da Casa da Palavra com a Escola Livre de Cinema e Vídeo
De 07 /10 a 18/11, às quintas, das 19h às 21h

O curso tem como objetivo transmitir os conhecimentos básicos necessários à compreensão do filme como uma linguagem própria, diferenciada das demais artes, oferecendo um repertório sobre a Sétima Arte, ancorado em trechos de filmes que indiquem a questão do gênero a partir do qual essas obras foram concebidas.
Sobre o Orientador:
Francisco Conte é professor de cinema há 34 anos. É graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Guarulhos e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Um dos precursores do movimento Super-8 brasileiro nos anos 70, premiado nos principais festivais. Atuou durante 20 anos na
Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP ( professor adjunto das disciplinas História do Cinema e Legislação e Ética no Cinema). Durante três anos, no Studio Fátima Toledo, lecionou Interpretação para Cinema, Linguagem e Realização Cinematográfica, além de sua especialidade, História do Cinema. Curador do evento “250 anos de Mozart” do Centro-Cultural São Paulo e das mostras de cinema do evento “150 anos de Freud”, realizado na videoteca da PUC-SP e promovido pela Oficina de Psicanálise Lacaniana ( durante o ano de 2007).
Como professor convidado, ministrou cursos de Argumento e Roteiro, Cinema Educativo, História do Cinema e Linguagem Cinematográfica em outras instituições, tais como: Universidade Anhembi-Morumbi, SindCine, Sesc/SP e Unaerp. Também proferiu palestras na Maison du Brésil (Paris, 1976), na Aliança Francesa, no Museu da Casa Brasileira, na Fatec, na Unicsul, e na UNIP, para citar algumas.
Como cineasta, realizou cinco curtas-metragens de ficção ( ‘Dick- o coração de metal de Ricardo’, 1972/73, ‘Paisagem’, 1974, ‘Retrato, 1975’, ‘Paradiso’, 1977, ‘Atlântida’, 1981), pelos quais foi premiado nos principais festivais do formato, como o do Grife. Seus filmes foram exibidos em festivais e mostras internacionais em Paris, Bruxelas, Buenos Aires, Cali, Hersching, entre outros.
Inscrições Abertas – tel 4992-7218 (de terça a sexta das 14h às 20h)
Curso Gratuito, mais informações - acesse o blog da casa da palavra

Nenhum comentário: