domingo, 21 de novembro de 2010

Apple e News Corp devem lançar jornal exclusivo em breve

Rupert Murdoch e Steve Jobs desenvolvem um projeto que será capaz de mudar como as pessoas obtêm acesso a informações de forma geral. Um novo jornal completamente digital, sem equivalente impresso ou na web, estaria prestes a ser anunciado pela dupla Apple e News Corp., podendo se tornar o primeiro veículo de notícias completamente voltado para tablets.

O Daily, suposto nome dessa publicação, custará US$1 por semana e poderá ser baixado em plano de fundo, diretamente em um iPad, segundo o rumor. Apesar de um anúncio estar programado para ocorrer até o fim do mês, o jornal começará a ser vendido e distribuído apenas em 2011, mas poderá trazer consigo um serviço de assinatura de periódicos.

O editor-chefe da publicação, presume-se, poderá ser Jesse Angelo, do New York Post. Além dele, a equipe poderá ter integrantes como Mike Nizza (New York Times, AOL News e The Atlantic), Steve Alperin (ABC News) e Pete Picton (The Sun). Outras contratações sugerem que o projeto também vai prover uma boa quantidade de conteúdo em vídeos.

Esta cria de Murdoch e Jobs seria fruto da admiração recíproca entre os dois líderes. De acordo com fontes, o dono da News Corp. teria a visão de que, no futuro, toda família contará com um iPad em casa e poderá usá-lo para ter acesso a notícias e informações. Apesar de começar sua existência exclusivamente no iPad, há a possibilidade de o Daily se expandir para outras tablets, quando elas forem lançadas.

Se este rumor se concretizar e muitas outras publicações aderirem a este modelo, é bom os usuários exercerem um pouco de pressão para que isso não acabe sendo um retrocesso em relação ao que temos hoje. Enquanto na web (seja em sites gratuitos ou pagos) é possível desfrutar de ferramentas de busca e compartilhamento inviáveis em publicações impressas, vários apps de revistas vêm sendo lançados sem nenhuma dessas vantagens — e o pior é que ainda assim são ovacionados como “o futuro das publicações” só porque têm animaçãozinhas ou vídeos. Fonte - 9 to Mac

Nenhum comentário: