quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Indicação da semana

Livro: O inspetor Geral

A narrativa em prosa 'O inspetor geral', adaptada da comédia teatral de Gógol, retrata em tom de aguda sátira a corrupção que imperava nas províncias controladas pelo Estado czarista em 1836. A habilidade de Roberto Prado enriquece com detalhes de contemporaneidade a narrativa, que pode muito bem ser transposta para um sem-número de cidades de vários países do mundo em pleno século XXI, mais de 170 anos depois de sua primeira encenação.

Sumário - A atualidade de Nicolai Gógol; Alguma coisa acontece no coração de Babuska; É se enganando que a gente se entende; A raposa bêbada e o ninho das águias; Um urubu malandro nos céus da província; O carteiro e o poeta da pocilga; O menino da porqueira; Epílogo - Nicolai Gógol; Roberto Prado; Andréa Vilela.

Filmes: Boccaccio '70


Inspirando-se no clássico 'Decameron', de Boccaccio, quatro grandes mestres do cinema italiano criaram uma comédia inesquecível em quatro episódios sobre a mulher contemporânea.
- Renzo & Luciana - de Mario Monicelli - A divertida história de um casal de operários que se vê dividido por horários de trabalho diferentes.
- As tentações do Dr. Antonio - de Federico Fellini - O grande Peppino De Filippo vive um moralista obcecado com um enorme cartaz de um anúncio que traz a estonteante Anita Ekberg em pose sensual.
- O Trabalho - de Luchino Visconti - Romy Schneider é uma mulher que decide, de maneira muito criativa, se vingar do marido infiel.
- A Rifa - de Vittorio De Sica - Em Nápoles, Sophia Loren se oferece como o prêmio de uma rifa. Roteiro do genial Cesare Zavattini (Umberto D.).

Música de Brinquedo
De piano de brinquedo e sax de plástico a Genius e teclado-calculadora, vale todo instrumento que não seja “de verdade”. No site do Pato fu, há um making of do disco, autoexplicativo quanto aos brinquedos e à graça e dificuldade de fazê-los tocar música, digamos, “séria”. Fernanda Takai, de 38 anos e seus filhos conseguiram uma proeza gostosa de ouvir.

Nenhum comentário: