terça-feira, 17 de maio de 2011

Poluição Mata - Cidades e Souções



“A poluição atmosférica atinge apenas a cidade de São Paulo? Grandes cidades ou capitais?
Veja aqui a resposta:
Vários fatores determinam o nível de poluição nas cidades, dentre eles, o número de veículos circulando pelas ruas da região. A Região Metropolitana de SP é a que apresenta os maiores índices de poluição de ar no país, devido a três fatores principais. Sua assustadora frota de 7 milhões de veículos automotivos, responsável por 90% dos poluentes gasosos. Veja o comentário impressionante do Dr. Paulo Saldiva, “Temos hoje cerca de um carro para cada dois habitantes, indicando que o número de sapatos e pneus circulantes é aproximadamente igual em nossa cidade”. Além da frota, temos o fator dispersão dos poluentes, que ocorre graças aos ventos e precipitações e que é muito prejudicada por episódios de inversão térmica, muito comuns nos meses de inverno.

O terceiro fator é a sua topografia, em que uma serra ao norte da região prejudica a dispersão dos poluentes. O Dr. Paulo Saldiva, coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da USP, e seu grupo estão entre os cinco que mais publicam sobre este tema no mundo, e, portanto, há mais conhecimento e dados sobre SP do que outras cidades. Este grupo realizou um estudo, juntamente com outras universidades, solicitado pelo Ministério do Meio Ambiente, sobre os níveis de poluição em 6 cidades do Brasil.

O resultado revela: SP em 1º lugar, seguida pelo Rio de Janeiro; Porto Alegre e Belo Horizonte disputando o 3º lugar, seguem-se Recife e Curitiba. Pequenos e médios municípios sofrem bastante com a poluição atmosférica, por exemplo causada principalmente por terem veículos mais antigos e muitas motocicletas, que poluem muito mais, respectivamente 40 e 6 vezes mais que os modernos. Se há transporte coletivo, geralmente a frota é antiga, havendo emissão de mais poluentes em relação ao que ocorre em grandes municípios Outro fator no interior, por exemplo, é a queima de cana de açúcar. Foram realizados estudos em Araraquara e Piracicaba, onde a queima da palha de cana leva a um aumento da poluição atmosférica semelhante à produzida pelo uso de combustíveis fósseis nos grandes centros urbanos.

Finalizando, vale lembrar que a poluição dentro das casas causada pelo uso do fogão a lenha (60% das casas do Nordeste), é maior que a do centro da cidade de São Paulo em períodos de pico de trânsito, sendo responsável pela morte de mais de 1 milhão de crianças no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde.”

Evangelina Vormittag, médica, diretora presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade. contato@saudeesustentabilidade.org.br / www.saudeesustentabilidade.org.br

Nenhum comentário: