sábado, 17 de dezembro de 2011

in memorian | Sergio Britto 1923 - 2011


Internado há quase um mês Sergio Britto morreu hoje pela manhã, conheça a cronologia e parte da carreira do ator e diretor de teatro:

1923 - Nasce Sérgio Pedro Corrêa de Britto, no Rio de Janeiro, no dia 29 de junho. 
1948 - Forma-se em medicina, mas não exerce a profissão. Durante a faculdade faz suas primeiras atuações no teatro universitário. 
1949 - Profissionaliza-se como ator, fundando o Teatro dos Doze ao lado de Sergio Cardoso. 
1952 - Realiza sua primeira experiência de direção, montando, em parceria com Carla Civelli, "O Homem, A Besta e A Virtude", de Luigi Pirandello. 
1953 - Participa do primeiro elenco profissional do Teatro de Arena, atuando em "Esta Noite é Nossa", de Stafford Dickens, com direção de José Renato. 
1956 - Transfere-se para o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), onde participa de importantes montagens. 
1959 - Junto a Gianni Ratto, Fernanda Montenegro, Fernando Torres e Ítalo Rossi, dissidentes da companhia paulista, funda o Teatro dos Sete, que tem estreia de grande sucesso com "Mambembe". 
1963 - Dirige na TV Rio "A morta sem espelho" de Nelson Rodrigues. Nos anos 60 atua em diversas peças e dirige uma série de novelas para a televisão. 
1971 - Ao lado de Fernanda Montenegro, atua na peça "O Marido Vai à Caça", de Georges Feydeau, dirigido por Amir Haddad. Trabalhará com a atriz e com o diretor outras vezes na década. 
1978 - Funda o Teatro dos 4, no Rio de Janeiro. 1985 Atua em "Quatro Vezes Beckett", que marca o início da trajetória do diretor Gerald Thomas no Brasil. 
1989 - Assume a direção artística do Centro Cultural do Banco do Brasil - CCBB. 
1996 - Lança sua autobiografia "Fábrica de Ilusão: 50 Anos de Teatro". 
2009 - Com as peças "A última gravação de Krapp" e "Ato sem palavras I", de Samuel Beckett, ganha o Prêmio Shell de melhor ator. 
2010 - Protagoniza, juntamente com Suely Franco, a peça "Recordar é Viver", com direção de Eduardo Tolentino de Araújo.

Nenhum comentário: