quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

LOBÃO - Batismo Digital, Meio ambiente x Tecnologia e Grid Computing

DESTAQUES desta quarta-feira na Campus Party Brasil 2009. Estou agora nesse momento curtindo um som organizado pelo canal Multi Show Fm e já me despeço. Estou rumando para o camping, amanhã a agenda aqui está abarrotada.

O cantor Lobão fará parte de uma mesa de debate que discutirá "A Inclusão Digital e a Mobilização Social". Também participam da mesa Rogério da Costa (consultor da GTE e mediador deste debate) e Fábio Lima (Estadão e Rádio Eldorado). O evento está programado para ocorrer no Auditório 2 de Inclusão Digital a partir das 17h00 desta quarta-feira.

Principal ação da Inclusão Digital no evento, o Batismo Digital acontece pela primeira vez na Campus Party Brasil e utiliza diariamente 200 computadores para "batizar" milhares de pessoas. A ação acontece em duas versões: 1.0, que ensina noções básicas sobre o uso de PCs (utilizará 80 PCs), e 2.0, que mostra como a Internet e as redes sociais podem ser decisivas na vida pessoal e profissional daqueles que já tiveram um primeiro contato com a informática, mas não vão muito além dos e-mails e comunicadores instantâneos (120 PCs).

Até que ponto a tecnologia é uma ferramenta de resolução de problemas? Quais seus reais impactos em nosso dia-a-dia? Questionamentos e exposições sobre o tema serão abordados durante a palestra Meio Ambiente x Tecnologia, que ocorre no Momento Telefônica desta quarta-feira, às 13h00.

Apesar do nome complicado, Grid Computing tem um conceito simples e o propósito nobre. Programado para acontecer dentro do Momento Telefônica das 19h00, trata-se de uma "computação distribuída" na qual o poder de processamento do hardware de um computador é emprestado para ser utilizado por uma causa coletiva. O resultado é uma rede voluntária e colaborativa, em que é possível simular a operação de um supercomputador e auxiliar pesquisas científicas e de interesse público.

Nenhum comentário: