quinta-feira, 26 de março de 2009

Ministério da Educação sugere substituir vestibular pelo Enem


ANGELA PINHO
da Folha de S.Paulo, em Brasília

O Ministério da Educação apresentou nesta quarta-feira (25) a reitores uma proposta que prevê que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) substitua os vestibulares das 55 universidades federais. Para isso, a prova que desde 1998 avalia estudantes de ensino médio seria modificada.

Hoje, o Enem prioriza a avaliação das habilidades e competências do aluno, mas pede pouca informação. A ideia é mesclar as duas coisas: a exigência do conteúdo --realizada pelos vestibulares-- e o modelo interdisciplinar e contextualizado das questões do Enem --que requerem maior capacidade analítica.

O objetivo da nova avaliação é reorganizar o currículo do ensino médio e permitir maior mobilidade dos alunos entre os Estados do país. Hoje o candidato pode ter de sair de seu Estado para prestar o vestibular da universidade escolhida.

A proposta elaborada pelo Inep (instituto ligado ao MEC) é que a prova tenha cinco partes: uma de redação e as outras sobre língua portuguesa, matemática, ciências naturais e ciências humanas.

O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, disse que, dependendo do curso, as universidades poderiam atribuir diferentes pesos para cada parte da prova. Ele ressaltou, porém, que essa possibilidade não chegou a ser discutida com as universidades. (Fonte Folha on-line)

Nenhum comentário: