quarta-feira, 6 de maio de 2009

Cinema contemporâneo no Itaú Cultural

clique na imagem para acessar a programação

O Itaú Cultural e a Coleção Goetz apresentam filmes e vídeos que misturam as linguagens do cinema e das artes visuais. São obras contemporâneas, assinadas por 14 artistas, dentre eles o americano Matthew Barney, autor do aclamado
Cremaster Cycle, e o alemão Matthias Müller, que apresenta Alpsee. Na abertura, terça-feira, acontece palestra com a curadora Susanne Touw, da Coleção Goetz, e com o artista Alexander Birchler, que participa da mostra com os trabalhos Single Wide, House with Pool e Eight (dirigidos em parceria com Teresa Hubbard).

Ao todo, são 29 obras de artistas de oito países: Alemanha (Jochen Kuhn, Matthias Müller e Ulrike Ottinger), África do Sul (William Kentridge), Austrália (Tracey Moffatt), Estados Unidos (Laurie Simmons, Matthew Barney e Sharon Lockhart), Inglaterra (Mark Leckey), Irlanda (Teresa Hubbard), Suécia (Ann-Sofi Sidén) e Suíça (Alexander Birchler, David Weiss e Peter Fischli). Como esse tipo de trabalho não chega às salas comerciais brasileiras, é uma oportunidade única de conhecer a produção desses artistas e o que de mais recente tem sido feito na área.

A Coleção Goetz reúne desenhos, gravuras, pinturas, fotografias, esculturas, instalações, filmes e obras de videoarte monitorados por cientistas, restauradores e técnicos. O acervo teve início no fim da década de 1960 e hoje integra o espaço do museu Sammlung Goetz (em Munique, Alemanha), fundado em 1993 por Ingvild Goetz - uma das primeiras colecionadoras particulares a demonstrar grande interesse pela videoarte - com a intenção de mostrar ao público os trabalhos reunidos ao longo dos anos.

Nenhum comentário: