sexta-feira, 10 de julho de 2009

Empresário do Radiohead lança editora "amiga" dos artistas

Por Miguel Caetano do blog Remixtures

Brian Message empresário do Radiohead através da sua empresa ATC, uniu-se à londrina MAMA Group e à canadiana Nettwerk Music Group (de Vancouver) de Terry McBride para lançar uma nova editora discográfica chamada Polyphonic que pretende apostar em um novo modelo de produção de musical.

Só o fato deste projeto combinar duas das pessoas mais interessantes no negócio da música nos dias de hoje já seria motivo de interesse mais do que suficiente. Com efeito, McBride tem sido responsável por várias iniciativas pioneiras no domínio do marketing da música na Internet que não dependem dos direitos de autor.

Porém a Polyphonic não será uma companhia discográfica como outra qualquer. Segundo o Telegraph, a nova empresa pretende renunciar aos direitos de autor sobre as músicas em favor dos artistas. Para além disso, os novos artistas irão receber 50 por cento de todos os lucros. Os que tiverem uma carreira já estabelecida terão até direito a mais do que isso.

Para o primeiro ano de atividade a Polyphonic terá à sua disposição um orçamento de 20 milhões de libras. Apesar de não existirem ainda muitos detalhes, tudo indica que a companhia pretenda apostar na distribuição digital de música e em planos semelhante ao modelo “pague o que quiser” do In Rainbows dos Radiohead. Resta saber quais serão os primeiros nomes a ser editados sob este novo selo.

Nenhum comentário: