segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Temas de estudo para o ENEM 2009


do Portal Enem sob consulta

Da redação do UOL


1) Direitos humanos

A prova do Enem, segundo o professor de história do ensino médio do colégio Sion, Marcello Sarraino Fonseca, costuma abordar grandes temas, como direitos humanos. Neste ano, os direitos dos povos indígenas ficaram em evidência com a demarcação da reserva Raposa Serra do Sol.

2) Escravidão
Outro tema que pode motivar questões de geografia e de história, além de interpretação de texto, é a escravidão. Dentro da área de direitos humanos, o assunto, que pode parecer ultrapassado, ainda é realidade no Brasil e no mundo. Recentemente um grupo de trabalhadores foi libertado de uma olaria na China. A imprensa local revelou que líderes das quadrilhas de escravocratas escondiam crianças operárias e cobravam resgates por sua libertação.

3) Ditadura militar brasileira
Em história do Brasil, uma temática a ficar atento é a do regime militar. Ainda na linha de ditaduras, podem aparecer perguntas que se remetam à história da América Latina e dos regimes totalitaristas na Europa. Em tempo: o AI-5 foi decretado no dia 13 de dezembro de 1968.

4) Questão nuclear
A questão nuclear pode motivar tanto perguntas de geopolítica, quanto de física, matemática, química, biologia. Enfim, ciências, em geral. Mas não se preocupe: o Enem não deverá cobrar picuinhas ou fórmulas decoradas. Além do Irã, a Coreia do Norte vem sendo foco dos noticiários pela corrida a armas nucleares.

5) Crise econômica
Um ano após a quebra de bancos de investimentos dos EUA, a crise econômica ainda é favorita a questões de vestibulares e do Enem em 2009. Isso porque o assunto possibilita perguntas tanto de matemática, quanto de geopolítica ou história. É importante conseguir comparar a crise atual com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929.

6) Desigualdade social
O negro no Brasil é grande motivador de perguntas históricas, sobre a escravidão e a colonização, mas também sobre desigualdades sociais. O candidato ao Enem pode ser convidado à reflexão sobre cotas e políticas de ação afirmativa. Modelos negros fizeram um desfile-protesto, do lado de fora da São Paulo Fashion Week, em junho deste ano. Os profissionais pediam mais espaço e visibilidade.

7) A química no cotidiano
A abordagem da química deverá privilegiar conceitos relacionados ao cotidiano, em problemas ambientais ou de saúde, por exemplo. Um assunto tradicional da disciplina, o cálculo estequiométrico, deve aparecer no Enem, mas não em questões rebuscadas. Fórmulas, massas e pesos deverão ser fornecidos pela banca examinadora. Pelo menos, essa é a promessa do Ministério da Educação.

8) Mais química no dia a dia
Ácidos, bases, sais e óxidos podem cair em perguntas, por isso, é importante ter o conceito fixado. A banca deverá fornecer informações sobre fórmulas, caso sejam necessárias. Os testes sobre o assunto podem aparecer "disfarçados" com historinhas sobre meio ambiente, sobre digestão, ou sobre problemas da vida prática, como usar ácido muriático para a limpeza de superfícies. Vale dar uma revisada no conceito de pH.

9) Conceitos de química
Os diferentes tipos de ligações químicas são fortes candidatos a alguns testes do Enem. O importante é ter o conceito, e não decorar fórmulas cabeludas.

10) Química orgânica
Acha química orgânica difícil, com um monte de nomes esquisitos e fórmulas complicadas? Bom, se você é desse grupo, saiba que o tema propicia a elaboração de diversos testes com foco na vida prática, como perguntas sobre combustíveis ou plásticos, por exemplo. Vale dar uma conferida nos principais hidrocarbonetos e nas funções orgânicas.

Nenhum comentário: