quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Propostas do grupo de literatura para a Primeira Conferência Estadual de Arte e Cultura

Ontem aconteceu das 8h30 até às 18h a primeira parte da Conferência Estadual de Arte e Cultura que serviu para ouvir produtores e dirigentes culturais dos municípios do Estado de São Paulo. sobre as ações e editais do ProAC. Participei do grupo de literatura com outras 17 pessoas. Apesar do nosso grupo ser o menor entre todas as demais linguagens presentes no espaço do teatro Simón Bolivar (Memorial da América Latina). Estava bem representado, com professoras, produtores, pesquisadores, jornalistas, escritores, novos autores e até uma vereadora da pequena cidade de Julio Mesquita. Apresentamos 17 propostas, que após serem ouvidas, foram atendidas com propostas que dialogam com projetos atuais da SEC (Secretaria de Cultura) , apresentados no II Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias que ocorreu no Tuca da PUC entre os dias 12 e 14 e principalmente com as demandas da periferia e áreas rurais do interior.

Fiquei muito satisfeito com o resultado, gostei da idéia da semana de Literatura no Estado, proposta da escritora da cidade de Araçatuba,
Rita Lavoyer. Valorização das bibliotecas municipais, com projetos e capacitação de agentes culturais e bibliotecários. Além de uma extensiva é permanente campanha de valorização das bibliotecas. Propus a criação de um departamento de economia criativa em conjunto com um banco de dados para divulgar ações importantes que aconteçam no estado. Isso servirá para planejar e pensar em editais e projetos para essa importante área no futuro. Digitalização do processo de inscrição nos editais, evitando assim o consumo e trabalho dispendioso na triagem e manuseio de papel e seguindo as idéias do Ministério da Cultura criar editais para Pontos de Literatura na periferia e nas regiões rurais do Estado entre outras apresentadas pelos participantes.

Em suma creio que a SEC poderá atender todos os pedidos, pois além de factíveis, são simples e muito importantes, inclusive para desenvolver a economia do estado e outros projetos voltados para cultura, formação e educação dos paulistas e paulistanos de nosso estado.

Não havia levado minha câmera, usei a do celular, por isso a baixa qualidade do vídeo, mas é possível compreender melhor o que foi proposto pelo grupo, quem dirigiu e apresenta as propostas do grupo é o editor da Premio Editorial Marino Lobello:



Não consegui anotar todas as propostas apresentadas pelas demais linguagens, porém algumas que merecem atenção são:

Museus
Supressão do teto limite para captação dos projetos;

Circo
Divisão dos editais entre montagem e circulação de espetáculos;

Arte Visuais
Incrementar ações que proporcionem o acesso de estudantes da rede pública, usando uma rede de mapeamento com portfólio de atividades culturais. (O André Sturm adiantou que a SEC tem projeto em andamento para realizar essa proposta);

Cinema
Teto de R$ 800 mil para novos editais e edital específico para Cineclubes, expressão jovem e produção televisiva independente;

Um comentário:

TIEPO disse...

gostaria de parabenizar seu trabalho de reportar os ocorridos... nao sei pq mas as conferencias foram ignoradas pela imprensa!!!
abrzo