sexta-feira, 30 de abril de 2010

Chip poderá armazenar biblioteca de 2,5 milhões de livros

Do inovação tecnológica

Imagine um livro de 400 páginas. Agora imagine não apenas um, mas 2,5 milhões desses livros. Para ajudar, saiba que o acervo bibliográfico da USP (Universidade de São Paulo), que é um dos maiores do mundo, tem pouco mais de dois milhões de livros - e só uma parcela pequena deles tem 400 páginas.

Agora, cientistas acabam de demonstrar uma tecnologia que permite colocar todas as informações desses nossos imaginados 2,5 milhões de livros de 400 páginas dentro de um único chip - e de um chip que caberia na palma da sua mão.

Nanopontos magnéticos

"Nós criamos nanopontos magnéticos que armazenam um bit de informação cada um, permitindo armazenar um bilhão de páginas de informações em um chip de uma polegada quadrada," explica o Dr. Jay Narayan, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Nanopontos são ímãs incrivelmente pequenos, fabricados com um único cristal extremamente puro, criando sensores magnéticos que podem ser integrados diretamente em um chip de silício.

Esses nanopontos, medindo apenas seis nanômetros de diâmetro cada um, podem ser fabricados de maneira uniforme, com orientação definida.

Self-assembly of Epitaxial Magnetic Nanostructures
Jagdish Narayan
Proceedings of the 2010 Materials Research Society Spring Meeting
April 2010
Vol.: Session LL5

Nenhum comentário: