Um indicativo notório sobre o consumo de livros didáticos digitais já mostra qual será a nova fonte de riqueza do lucrativo modelo de negócios da Apple que por meio do iTunes tem um vasto universo de aplicativos. Pesquisa da Forrester Research, mostra que apenas 2,8% dos livros didáticos no Estados Unidos são lidos nos tablets. Porém os mais de 350 mil downloads efetuados nos três dias após o lançamento do iBooks 2, revelam um mercado ascendente e que mantêm-se evoluindo.
O app funciona em iPhone, iPod e iPad e possibilita a leitura de livros digitais com recursos interativos: infográficos animados, fotos, vídeos e recursos adicionais. Mas a novidade relevante da Apple é que além da versão digital de livros didáticos lançou o iBook Author, em que um usuário pode criar de modo intuitivo seu próprio e-book alterando templates, layouts e adicionando widgets animados. Por enquanto confio no bom e velho Indesign da Adobe, mas a novidade já despertou minha curiosidade. Creio que uma nova revolução no mercado editorial começa a surgir, e para preocupar ainda mais as editoras tradicionais cada dia mais carentes de inovações no meio digital.
Para os entendidos é intuitivo imaginar que Steve Jobs deixou cartinhas na manga do atual presidente Tim Cook.
Tablets mais eficientes podem custar caro, mas no longo prazo o valor do livro digital, cerca de 3 a 4 vezes mais em conta que o livro em papel – compensaria o investimento. Vamos aguardar e ver como se comportam agora Google, Microsoft, Samsung e demais concorrentes.
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