sábado, 9 de março de 2013

Você já leu hoje?


Reading book against sun, upload feito originalmente por Shots by me.


Ao ler um livro, você tem uma imersão que pode ser uma verdadeira aula sobre qualquer assunto. Numa hora você nunca ouviu falar em Robert Langdon (protagonista do Código da Vinci) e sabe pouco sobre o Vaticano. 
Doze horas depois você é um expert que poderia dar uma palestra sobre a troca de papas e pode se tornar mentalmente amigo íntimo de Robert. 

O aprendizado é mais rápido e melhor aproveitado quando feito por meio de vínculos e associações. Cada leitura é um aprendizado, pois o leitor entra em contato com assuntos que estão circunscritos dentro de um contexto. 

Desta forma, além de transmitir sentimentos como humor, tristeza, saudade, superação, força de vontade, emoção, glamour etc., histórias podem: 



* gerar conhecimento, os leitores passam a ter noção e detalhamento, por vezes empírico, e até científico de assuntos diversos; 


* estabelecer um valor, já que nada tem valor em si e somos nós que atribuímos valor às coisas de acordo com alguns parâmetros;

* facilitar a "projeção", ou seja, que o leitor se coloque no lugar de um personagem e possa vivenciar as mesmas experiências que ele. 

* explicar didaticamente e na linguagem de qualquer pessoa praticamente qualquer coisa. 

Como disse Drummond "a leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede."

Confira os resultados da pesquisa do Instituto Pró Livro - Retratos da leitura no Brasil

Nenhum comentário: