sábado, 23 de fevereiro de 2013

Encontro para debater políticas culturais de Diadema



Com o objetivo de aproximar produtores culturais e traçar novas políticas públicas para os artistas de Diadema. O primeiro encontro visa constatar demandas atuais. O evento é aberto aos munícipes e terá a presença do prefeito Lauro Michels na abertura.
O orçamento atual da pasta de cultura de Diadema, é de cerca de R$ 9 milhões, equivale a R$ 750 mil por mês. Muito pouco considerando a quantidade de equipamentos culturais e o tamanho da população.

Nossa cidade carece de políticas inovadoras, para estimular nossos jovens a aprimorar seus conhecimentos em economia criativa, e o Poder Público municipal acerta quando se abre para o diálogo e desse modo compreender melhor a situação dos produtores culturais.
Será necessário um esforço para promover e mapear atividades culturais e criativas na sua essência: arquitetura e design, artes performáticas, artes plásticas, escrita, audiovisual, edição e impressão, ensino, informática, patrimônio, pesquisa, desenvolvimento, publicidade e propaganda.

O conjunto de setores que englobam o que chamamos de Economia Criativa tem peso significativo na economia do País, no Estado de São Paulo e na cidade, em especial.  Segundo a metodologia desenvolvida no estudo para a prefeitura paulista em 2011, a participação do emprego formal criativo é de 1,87% do total do emprego formal no Brasil; de 2,21%, na Região Sudeste; de 2,46%, no Estado de São Paulo; e de 3,47%, no Município de São Paulo.

Apoiar os setores da Economia Criativa permite criar um processo cultural novo que atinge os mais diferentes setores, direta ou indiretamente, gerando trabalhadores e consumidores mais sofisticados e com mais renda, empresas mais modernas e uma economia mais competitiva. 

A prefeitura de Diadema e a nova gestão da Secretaria de Cultura tem a oportunidade de seguir os novos caminhos e tendências do futuro, para colocar a cidade num eixo moderno de desenvolvimento cultural, ligada aos tempos da geração conectada, mais informada e influente, ou correr o risco de se perder no antigo vício clientelista das práticas individuais dos mesmos e antigos produtores, associações e "ONG" culturais. Alguns muito conhecidos(as), que adoram ter o ego afagado com cachês e verbas da prefeitura sem a devida e correta prestação de contas.

Temo que boa parte desses ditos "produtores", desconhece as oportunidades de nosso tempo, nada ou muito pouco inovam para agregar seu talento com as necessidades atuais e renovadas de suas comunidades, dos jovens diademenses e do mercado cultural de nossa região. Tenho esperança que esse encontro possa ser um fórum importante para compreender e escolher caminhos mais necessários e interessantes para as políticas de cultura da cidade sem cometer os erros já conhecidos de outrora. 

Serviço: 
Fórum dos Produtores Culturais de Diadema 
Data: Hoje às 15h 
Local: Teatro Clara Nunes

Nenhum comentário: