quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Marcos André Carvalho assume a SEC


O empreendedor cultural, músico e diretor artístico carioca Marcos André Carvalho é o novo Secretário da Economia Criativa do Ministério da Cultura (SEC/MinC). Formado em Comunicação pela PUC-Rio, era Superintendente de Cultura e Sociedade da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro até assumir a SEC/MinC neste mês de setembro. 

Gestor público na área da cultura e empreendedorismo há cinco anos, Marcos André também foi Coordenador de Diversidade Cultural e Coordenador de Economia Criativa na Secretaria de Cultura do estado do Rio. 

Em 2009, foi responsável pela concepção e implementação do Rio Criativo - Incubadoras de Empreendimentos da Economia Criativa do Estado do Rio, do Escritório de Apoio à Produção Cultural e do Programa Rio Criativo de Desenvolvimento da Economia Criativa do Estado do Rio, instituído via decreto governamental em abril de 2013. 

O Programa Rio Criativo foi pioneiro e se tornou uma referência nacional em ações para a qualificação de grupos culturais em gestão, planejamento estratégico, propriedade intelectual, captação de recursos, além de desenvolver ações de formação técnica, formalização, crédito e financiamento no campo da economia criativa. 

Na Secretaria de Cultura do Rio coordenou ainda a implantação da Rede de 196 Pontos de Cultura em 70 cidades do estado e dos Editais de Intercâmbio e Exportacão de Cultura, de Producão de Eventos, de Microprojetos, de Registro de Tradição Oral e de Fomento ao Carnaval e ao Funk. Também esteve à frente do Prêmio Mestres das Culturas Populares, de programas de salvaguarda de patrimônios imateriais fluminenses indígenas, de quilombos, de comunidades caiçaras e de grupos de matrizes africanas fluminenses e de programas culturais nas comunidades que receberam Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na cidade do Rio. Fonte : Comunicação SEC/MinC

Nenhum comentário: