quarta-feira, 23 de outubro de 2013

IBGE: Diadema tem maior densidade demográfica de SP


Além da capital paulista, quatro municípios da Grande São Paulo possuem uma distribuição de habitantes por quilômetro quadrado comparável às taxas de metrópoles mundiais, como Nova York, nos Estados Unidos, Nova Délhi, na Índia, e Tóquio, no Japão. 

Com 12,5 mil habitantes por km2, o município de Diadema tem a maior densidade demográfica do Estado, segundo o Censo 2010, divulgado ontem pelo IBGE. A cidade é seguida por Taboão da Serra (12 mil pessoas/km2), Carapicuíba (10,7 mil pessoas/km2) e Osasco (10,4 mil pessoas/km2). 

O urbanista Ricardo Ojima, da Unicamp, acredita que esses números mostram que as cidades da Grande São Paulo estão diversificando a base da economia, antes focada exclusivamente em indústrias, o que atrai a população. "Com a redução do fluxo migratório, a capital está se firmando como uma área de circulação", afirma. 

A densidade demográfica da cidade de São Paulo é de 7,4 mil pessoas/km2, enquanto a média do Estado é de 166,2 pessoas/km2. Em Nova York, a taxa é de 10,1 mil, em Nova Délhi são 9,3 mil e em Tóquio são 5,8 mil habitantes por km2. As informações são do Jornal da Tarde. 

O Governo municipal necessita de uma política organizada e atualizada para o desenvolver o planejamento urbano e organizar o Plano Diretor da cidade de Diadema. Hoje existem diversos núcleos habitacionais com casas espremidas e moradores vivendo em condições precárias em muitos pontos da cidade. 

A pesquisa do IBGE só comprova o que se vê no dia a dia, caminhando fora do centro de Diadema, quase a totalidade dos núcleos habitacionais, oriundos de invasões e crescimento urbano desordenado dos anos 80 e 90, não pagam IPTU e/ou vivem em casas sem registro e documentação como escrituras ou título de propriedade. 

Os movimentos de moradia são legítimos, entretanto, existem oportunistas que se beneficiaram financeira e politicamente dos mesmos. É hora da prefeitura organizar a situação dos moradores e planejar melhor o crescimento demográfico e urbanístico de Diadema.

Nenhum comentário: