sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

SORTEIOS - Mais Livros no mês das mulheres

Título: ESTUDOS DE MULHER
Título Original: ÉTUDE DE FEMME, AUTRE ÉTUDE DE FEMME
Coleção L&PM Pocket
Gênero: Romance
Literatura clássica internacional
Páginas: 160
1° Edição: julho de 2006

Inclui o prefácio original de Balzac à Comédia humana

A comédia humana, obra monumental de Honoré de Balzac (1799-1850), está de volta às livrarias brasileiras. Trata-se do título geral que dá unidade aos 89 romances, novelas e histórias curtas que compõem este grande painel do século XIX, ordenado pelo autor em três partes: “Estudos de costumes”, “Estudos analíticos” e “Estudos filosóficos”. A maior delas, “Estudos de costumes”, com 66 títulos, subdivide-se em seis séries temáticas: Cenas da vida privada, Cenas da vida provinciana, Cenas da vida parisiense, Cenas da vida política, Cenas da vida militar e Cenas da vida rural. A Coleção L&PM POCKET disponibiliza aos leitores o melhor de A comédia em novas versões, executadas por alguns dos maiores tradutores brasileiros.

O último lançamento da série é Estudos de mulher, que inclui dois textos do autor: Estudo de mulher – publicado pela primeira vez em 1830 – e Outro estudo de mulher – escrito entre 1839 e 1842. Ambos os textos estão inseridos nas Cenas da vida privada e são precedidos do famoso prefácio de Balzac à Comédia Humana (escrito em 1842), no qual o autor explica o projeto e sua pretensão de realizar um enorme afresco da sociedade da época.

As duas histórias deste livro reforçam a idéia de Balzac como um grande conhecedor da alma feminina. Em Estudo de mulher, uma carta que não chega a seu destino faz com que o jovem Eugène Rastignac receba uma lição sobre a fúria e o orgulho ferido femininos. Já em Outro estudo de mulher, vários personagens de A comédia põem-se a contar histórias sobre mulheres em um típico sarau parisiense da primeira metade do século XIX. A marquesa d’Espard, a senhora De Touches, o intelectual Émile Blondet, o velho lorde Dudley, a baronesa de Nucingen, a senhora de Montcornet, a madame de Sérizy, a princesa de Cadignan e Lady Barimore são alguns dos personagens que não pouparão comentários ao falar sobre atributos como a beleza, a riqueza e o caráter das mulheres.

Título: MULHER DE TRINTA ANOS, A
Título Original: LA FEMME DE TRENTE ANS
Catálogo: Coleção L&PM Pocket
Gênero: Romance
Literatura clássica internacional
Páginas: 216
1° Edição: dezembro de 1998

A mulher de trinta anos é talvez o título mais conhecido de Honoré de Balzac. Foi este romance que originou o termo "balzaquiana" para designar mulheres mais maduras. Neste livro o autor penetra de maneira ampla e generosa na alma feminina, a ponto de merecer de sua amiga Zulma Carraud as seguintes linhas: "Você tem uma inteligência do coração das mulheres que nunca foi dada a nenhum outro homem... nunca um homem conseguiu entrar mais fundo na existência delas...". Balzac, em A mulher de trinta anos, foi um precursor do feminismo, ao mostrar Julie, a infeliz heroína, às voltas com problemas fundamentais da vida amorosa e sentimental das mulheres e com o fracasso do casamento.

Conforme apontaram os críticos Gabriel Hanotaux e Georges Vicaire, "Balzac prestou às mulheres um serviço imenso, que elas nunca lhe poderão agradecer suficientemente, pois duplicou para elas a idade do amor... Curou o amor do preconceito da mocidade".

Honoré de Balzac nasceu em Tours, França, em 1799 e morreu em Paris em 1850. Autor da célebre A comédia humana, conjunto da sua obra reunido a partir de 1842 representando um grande painel da sociedade francesa, da Revolução ao fim da monarquia. Mais de dois mil personagens compõem uma sociedade dominada pelo poder do dinheiro, entregues a paixões devoradoras e que são descritos em 90 romances concluídos. Entre eles: Gobseck (1830), A pele de Onagro (1831), A mulher de trinta anos (1832), Eugénie Grandet (1833), O pai Goriot (1834-1835), O lírio do vale (1835), Ilusões perdidas (1837-1843), La Rabouilleuse (1841), O primo Pons (1847).

Título: 24 HORAS NA VIDA DE UMA MULHER
Catálogo: L&PM Pocket Plus
Gênero: Literatura moderna internacional
L&PM Pocket Plus
Páginas: 112

"Stefan Zweig entende perfeitamente a vida que está descrevendo, com grandes sacadas analíticas." Stephen Spender

Em um hotel em Monte Carlo, em meio a um grupo de ricos viajantes, o caso de uma respeitável mulher que abandonou o marido por um sedutor domina a discussão. Uma das senhoras presentes acaba fazendo uma confissão sobre as 24 horas mais importantes da sua vida: um dia ocorrido décadas atrás, em que ela conheceu e se apaixonou por um jovem que havia perdido tudo no jogo e que pensava em suicídio.

Sigmund Freud tinha predileção por 24 horas na vida de uma mulher, um dos textos mais difundidos de Stefan Zweig (1881-1942). Nesta novela, Zweig demonstra sua habilidade para mergulhar na existência alheia e aborda magistralmente temas que lhe eram caros e que permanecem atuais, como compulsão, obsessão e paixão.

Gostou de algum desses livros?

Para participar dos sorteios, basta se cadastrar AQUI.
Com o assunto "SORTEIO" na caixa de mensagens


Nenhum comentário: