quinta-feira, 9 de abril de 2009

Brasileiro realiza twitterização de livro

Fonte: Smashwords

O autor brasileiro Claudio Soares, que é articulista do iMasters, lançou um experimento multimídia que envolve Twitter, CommentPress, vídeos, música e Smashwords.

Soares publicou um livro chamado Santos Dumont Número 8, que versa sobre Santos Dumont, inventor do avião, que numerou cada uma de suas invenções com "Santos-Dumont número 1" até "Santos-Dumont número 22". Por alguma razão supersticiosa, o inventor se recusou a usar o número 8.

O livro possui oito personagens principais, e sete deles tentam desvendar a verdade por trás do mistério.

Soares desmembrou a história em pedaços e está serializando-os sob a perspectiva dos personagens, que possuem, cada um, uma conta no Twitter. Em uma interessante virada, as personagens vão interagir com seus seguidores. Isso deve resultar uma experiência inovadora não apenas para a comunidade de leitores ao redor do livro, mas também para o autor.

Ao mesmo tempo, Claudio Soares está serializando a obra completa em http://www.twiter.com/sd8. Os leitores podem visualizar os twitterstreams de todas as personagens simultaneamente em Crowdstatus, um aplicativo online que permite a agregação de twitterstreams de múltiplas pessoas.

Soares não acredita que seu experimento é o presságio da leitura do futuro. Ele diz que o Twitter possui várias falhas em termos de conduzir uma história. Twitterstreams, por exemplo, são como conversas informais, e os participantes entram e saem delas como se fossem pedestres caminhando em uma rua, o que torna difícil de seguir a narrativa. Além disso, as pessoas tendem a ler Twitterstreams em ordem cronológica inversa e para aqueles que querem seguir uma história do início, não é fácil localizar o início de um stream no Twitter nem seguir conversações complexas dentro do stream.

De acordo com Soares, descobrir as limitações inerentes a essas ferramentas de leitura social é parte do experimento. Ele pretende documentar as experiências no seu blog e vai publicar a versão twiterizada do livro no Smashwords.

Veja aqui uma apresentação do projeto ou siga o Twitterstream.

Nenhum comentário: