quinta-feira, 8 de abril de 2010

Casa solar alemã sustentável



Os Ministério Federais alemães da Economia e Tecnologia e dos Transportes, Obras e Desenvolvimento Urbano, junto com a Câmara Brasil-Alemanha, anunciam a vinda à América Latina, no próximo mês de abril, da exposição “Casa Alemã – a casa ecoeficiente.”

A “Casa Alemã”, um protótipo de casa sustentável do ponto de vista energético, será exposta em 13 cidades da América Latina, apresentando tecnologias alemãs inovadoras utilizadas em residências. Entre elas destaca-se o abastecimento de energia pelo aproveitamento da energia solar, resultando em mais conforto e economia.

A “Casa Alemã” demonstra que a estética e o conforto podem ser harmonizados com a eficiência energética e as energias renováveis: a combinação de arquitetura sofisticada e tecnologia inovadora atesta que a sustentabilidade e a qualidade do design são conceitos viáveis com grande potencial nos mercados latino-americanos.

Esta exposição é baseada no modelo de habitação sustentável desenvolvido pela Universidade Técnica de Darmstadt e vencedora do concurso internacional de arquitetura e engenharia “Solar Decathlon”, patrocinado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, em 2007 e 2009.

A casa ficará aberta à visitação do público. Durante a sua permanência em São Paulo, será utilizada para a realização de eventos temáticos dirigidos aos profissionais interessados em conhecer tecnologias de eficiência energética e de energias renováveis, com foco em microgeração, aplicáveis em residências.

A viagem da “Casa Alemã” pela América Latina inclui paradas em: São Paulo (Brasil), Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Assunção (Paraguai), Santiago do Chile (Chile), Santa Cruz (Bolívia), Lima (Peru), Quito (Equador), Bogotá (Colômbia), Caracas (Venezuela), São José (Costa Rica), Cidade da Guatemala (Guatemala) e Cidade do México (México).

Nenhum comentário: