domingo, 23 de junho de 2013

Cidadania, arruaça e protestos nas ruas do Brasil - O que está acontencendo?



Os protestos que persistem em diversas cidades do Brasil são grandes em números, propósitos e maneiras de se comunicar, além disso, mobilizam com agilidade e eficiência milhares de pessoas em poucas horas. A "primavera tropical" busca além dos já conquistados R$ 0,20 de redução nas tarifas do transporte, serviços públicos de qualidade e um novo modo, transparente e digno de se fazer e construir nossa democracia.

A solicitação:

Muitos cientistas políticos afirmam que a garotada que está na rua há duas semanas são os filhos da angústia, desesperança e precarização dos empregos, SUS e nossa escanteada educação. Das inúmeras vezes postergada
reforma tributária e política acompanhada de redução, otimização e transparência dos gastos públicos. Soma-se a isso: medidas urgentes para solucionar a mobilidade urbana e da infraestrutura brasileira. 

Contexto Mundial:

O mundo enfrenta o que economistas batizaram de crise estrutural ou sistêmica do capitalismo, ou seja, excesso de acumulação devido a super produção das maiores economias desenvolvidas e seus mercados não conseguem reverter devido a alta dos títulos, inflação e desemprego, adicione ai as turbulências econômicas do subprime americano e você tem um cenário catastrófico no médio prazo.


Depois de 2008, 50% das pessoas do mundo começaram a viver em cidades, por diversos motivos diferentes: estudar, buscar ou atuar em novos postos de trabalho, namorar, casar, formar uma família, etc. Isso tem gerado consequências humanas, psicológicas e sociais monstruosas, entre elas, a mais comum é a desumanização do espaço público.

Um enorme problema de gestão pública e privada para a mobilidade e logística das pessoas, serviços e produtos. Não é apenas o custo para se transportar, é uma questão de elegância de pensamento e dever cívico pensar no meio mais simples, mais limpo, eficiente, rápido e barato. Em tempo, investir em ciência e tecnologia verde, mas antes educar as crianças e os jovens para termos aqui nossas patentes.


Enquanto isso no Brasil:

O Brasil tem um gargalo antigo de infra estrutura. E isso ficou mais evidente e perceptível quando os demais brasileiros identificaram o que os desmandos e descasos da política fizeram com o País, após a persistente garotada do MPL - Movimento Passe Livre conseguir a redução da tarifa sobre as insistentes negativas de Haddad e Alckmin. A desastrosa atuação da Polícia Militar paulistana acionou o detonador da insatisfação popular e a capital paulista indiretamente passa a ser exportadora de revolta para outras capitais brasileiras. Até o momento poucos políticos conseguiram no curto prazo dialogar adequadamente com a sociedade de modo equilibrado e aos poucos recolocar suas cidades em ordem.

A galope, o contribuinte de classe média, outros estudantes, metalúrgicos, empresários, etc. aproveitaram e se uniram ao coro do MPL e levaram suas pautas. O Governo Federal do Brasil precisa readequar seu rumo e atender a agenda requerida pelos manifestantes, ouvir com mais atenção os críticos e a oposição. Penso que a semente já está plantada e falta agora ação e plano de futuro para resolver principalmente como liquidar a corrupção e os políticos que atrasam o desenvolvimento do Brasil. É necessário um novo modo de ouvir e construir políticas públicas. As siglas atuais perderam boa parte da capacidade de agregar filiados para seus quadros envelhecidos, já não cativam e unem tantos adeptos como no passado.


Nesse momento os governantes brasileiros passam pela maior crise de representação desde o impeachment do Collor, além disso, a mesma percepção se aplica a nossa democracia combalida e excludente. Hoje o Brasil é dividido entre empresários, classe média alta, média, a nova classe média, pobres e os miseráveis e famintos desassistidos.



Não há propaganda estatal que possa desmentir nossa perversa realidade. Não é momento de nós vangloriarmos sobre o crescimento de consumo, pois ele quase sempre carrega consigo e ocultado o crescimento do endividamento das famílias.

O pífio PIB de 2013, já era esperado desde janeiro. Nossos jovens estão estudando e crescendo dentro de escolas horríveis e decadentes em todas as periferias brasileiras. No norte e nordeste a situação é quase de colapso. Não há sequer saneamento básico e professores em boa parte delas.


Talvez isso explique porque os representantes do Congresso dessas regiões são tão indiferentes com a opinião pública. Ainda bem que existem as redes sociais. Poderia ser muito pior. Sobre os salários e benefícios imorais que deputados, senadores e representantes do alto executivo e judiciário recebem. O que posso dizer? A renda média dos brasileiros é de 2 mínimos por 44 horas semanais. Enquanto a deles... Todo mundo já sabe e se irrita quando lembra da enorme carga tributária e custo de vida nas distintas cidades do Brasil.   

A canção abaixo resume de modo significativo o sentimento das pessoas que desejam viver num País mais próximo de uma democracia socialmente justa:

Nenhum comentário: