quarta-feira, 12 de junho de 2013

Você sabe o que é Big Data?

Conforme o volume de dados aumenta, se faz necessário mais recursos técnicos e capacidades de calcular e organizar a imenidsão de informações que são geradas a cada segundo em nosso planeta. Entender como utilizá-las é o principal objetivo dos grandes arquitetos e engenheiros de dados e informações das empresas: políticas públicas, decisões, promoções, sensibilizar consumidores, pessoas, autoridades, organizar, preparar ou mesmo se prevenir de grandes conflitos, surtos, epidemias, ataques, etc.

Tudo se passará antes pelo controle e interpretação computacional. Os grandes inventores e bilionários do mundo estão atrás de enormes centrais de processamento de dados, hoje mais conhecidos como banqueiros americanos e grandes empresas de tecnologia. O melhor e mais conhecido exemplo é a Google.


Numa simplíssima anologia:
os novos artistas do capitalismo do século XXI são programadores, atuários, estatísticos, neurocientistas, físicos de eletrônica, redes e hardware. Os poetas são os designers, produtores de conteúdos e operadores. Os leitores e demais envolvidos indiretamente tornam-se os viciados e dependentes químicos.

Bobagem? Experimente entrar num vagão de metrô de qualquer capital do mundo, por exemplo, quantos passageiros estão deslizando seus dedos oleosos em telas touch screen e colados nas brilhantes telas de seus gadgets?

Nenhum comentário: